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Python - Fundamentos
Python - Fundamentos
Python - Fundamentos
Python é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, com sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados.
Uma curiosidade: muitas pessoas associam a linguagem de programação com a cobra Píton (python, em inglês), mas na verdade o nome foi inspirado no Monty Python, um famoso grupo de comédia britânico da década de 70.
Devido a sintaxe simples, um código escrito em Python geralmente é menor e mais legível se comparado com outras linguagens, como C++ ou PHP. Há menos exigências “gramaticais”, como parênteses em estruturas de seleção ou ponto-e-vírgula no fim da linha, e o código é estruturado com base em espaços em brancos. Pode ser utilizado no seu próprio computador, executando os programas pelo terminal de comando por alguma das implementações disponíveis, como CPython ou PyPy.
Comando para ver as KeyWords
import keyword
print(keyword.kwlist)
https://www.python.org/
Variáveis
Variáveis são um dos recursos mais básicos das linguagens de programação. Utilizadas para armazenar valores em memória, elas nos permitem gravar e ler esses dados com facilidade a partir de um nome definido por nós.
Para criar uma variável no Python, tudo o que você precisa fazer é especificar o nome da variável e atribuir um valor a ela. O Python usa [=] para atribuir valores a variáveis. Não há necessidade de declarar uma variável antes ou atribuir um tipo de dado a ela, ao atribuir um valor a uma variável, ela se inicializa com esse valor e não há como declarar uma variável sem atribuir um valor inicial a ela. A atribuição de variáveis funciona da esquerda para a direita.
Você pode atribuir vários valores a várias variáveis em uma linha. Observe que deve haver o mesmo número de argumentos nos lados direito e esquerdo do operador =;
As variáveis no Python não precisam permanecer do mesmo tipo que foram definidas pela primeira vez, você pode simplesmente usar = para atribuir um novo valor a uma variável, mesmo que esse valor seja de um tipo diferente.
Quando você usa [=] para fazer uma operação de atribuição, o que está à esquerda é um nome para o objeto à direita.
• Os nomes das variáveis devem começar com uma letra ou um underline:
• O restante do nome da variável pode consistir em letras, números e underlines:
• Os nomes diferenciam maiúsculas de minúsculas:
Concatenação
Utilizamos concatenação para unir duas strings e transformá-las em uma só. Para concatenar strings em python utilizamos a operação [+]. Em português a palavra concatenar não é muito utilizada, ela significa juntar.
Exemplo:
nome = "Huemerson"
cumprimento = "Bom dia, " + nome
print(cumprimento)
Excluindo variaveis
A afirmação " del " Python permite excluir uma variável em qualquer lugar na sua função Python. Você usa o comando del para remover uma variável e excluir as informações da memória. A exclusão de uma variável de memória libera espaço de memória que faz com que suas funções e programas em Python mais eficiente e mais rápido.
Python List
Durante o desenvolvimento de software, independentemente de plataforma e linguagem, é comum a necessidade de lidar com listas. Por exemplo, elas podem ser empregadas para armazenar contatos telefônicos ou tarefas. Uma lista é uma estrutura de dados composta por itens organizados de forma linear, na qual cada um pode ser acessado a partir de um índice, que representa sua posição na coleção (iniciando em zero).
Em Python, uma lista é representada como uma sequência de objetos separados por vírgula e dentro de colchetes [], assim, uma lista vazia, por exemplo, pode ser representada por colchetes sem nenhum conteúdo. As possibilidades de declaração e atribuição de valores a uma lista são várias, e a opção por uma ou outra dependerá do contexto e aplicação.
O comprimento de uma lista, ou o número de itens que a compõem, pode ser obtido a partir da função len() [01 >>> len(nova_lista)]
Também é possível concatenar listas por meio do operador de adição + e multiplicá-las por um inteiro, o que gerará várias cópias dos seus itens.
Em alguns casos é preciso verificar se um determinado valor está contido em uma lista. Para isso, em Python utilizamos o operador in, que indicará True se objeto pertencer ao conjunto, e False caso contrário.
O Python oferece ainda as funções min(), max() e sum(), através das quais é possível encontrar, respectivamente, o menor valor, o maior valor ou ainda realizar a soma de todos os elementos da lista.
Tuplas
Tupla é um tipo de estrutura de dados utilizada em Python que funciona de modo semelhante a uma lista, entretanto, com a característica principal de ser imutável. Isso significa que quando uma tupla é criada não é possível adicionar, alterar ou remover seus elementos. Geralmente, ela é utilizada para adicionar tipos diferentes de informações, porém, com a quantidade de elementos definidos. Podemos utilizar uma tupla de dois elementos, por exemplo, para indicar a sigla do estado em uma posição e o nome dele em outra. Portanto, ela é uma boa opção quando queremos trabalhar com informações diferentes em uma mesma variável e quando queremos que esses dados não sofram alterações.
A declaração de tuplas em Python é muito simples, basta adicionar seus elementos entre parênteses e separados por vírgula. A utilização dos parênteses não é obrigatória. No entanto, é considerada uma boa prática. O uso da vírgula é exigido, pois se ela tiver apenas um elemento, é preciso colocar uma vírgula depois dele para que o Python entenda que se trata de uma tupla. Já no caso de uma tupla vazia, a representação será feita com parênteses sem nenhum elemento.
Há ainda a possibilidade de nomear os elementos de uma tupla. Dessa forma, facilita a sua aplicação, pois permite o uso diretamente pelo índice. Isso é feito com a utilização de uma função chamada namedtuple() da biblioteca collections do Python.
É possível pesquisar um elemento em uma tupla para verificar se ele existe. Para isso, utilizamos o operador in, que retorna verdadeiro ou falso de acordo com o resultado da pesquisa.
Para exibir o índice de um elemento de uma tupla em Python, utilizamos o método index(), que pode conter até três argumentos:
Elemento: que será procurado na tupla;
início: índice inicial da pesquisa, que é opcional;
final: índice final da pesquisa, que é opcional.
Dictionary
Os dicionários provêem uma ótima forma para armazenar dados organizados e com um padrão simples de entender, constituindo coleções de itens desordenados com uma diferença bem grande quando comparados às outras coleções (lists, sets, tuples, etc): um elemento dentro de um dicionário possui uma chave atrelada a ele, uma espécie de identificador. Sendo assim, é muito utilizado quando queremos armazenar dados de forma organizada e que possuem identificação única (como acontece em bancos de dados).
Para retornar um elemento pelo seu índice de um dicionário, há duas formas. A primeira é passando, entre colchetes o índice do elemento desejado. Já a segunda é utilizando o método get() com a posição do elemento como parâmetro.
Para retornar o tamanho de um dicionário, podemos utilizar o método len() e passar o dicionário a ser analisado como parâmetro.
Para inserir novos elementos em um dicionário, existem duas formas. A primeira é passar o valor ao índice de um dicionário e a segunda é utilizando o método update(), passando como parâmetro a chave e o elemento a ser adicionado.
Para remover elementos de um dicionário utilizamos o método pop() seguido do índice do elemento que deve ser removido. Isso fará com que o elemento seja removido,
Funções
O python traz várias funções de string prontas para utilizarmos. Toda variável que é uma string vem com essas funções, basta chamar a função diretamente da variável que você deseja. Normalmente a função não altera a variável que você está utilizando, ela te devolve outra variável como resultado.
• Função Upper – Converter Para Letra Maiúscula - Transforma todas as letras da string em maiúsculas.
• Função Lower – Converter Para Letra Minúscula - Transforma todas as letras da string em minúsculas.
• Função Capitalize – Primeira Letra Em Maiúscula - Altera a primeira letra para maiúscula.
• Função Startswith – Começa Com - Retorna True caso a string comece com o valor enviado.
• Função Endswith – Termina Com - Retorna True caso a string comece com o valor enviado.
• Função Replace – Substituir - Substitui o uma string por todas as ocorrências da string fornecida.
• Função Count – Quantidade De Palavras - Devolve o número de ocorrências da palavra fornecida no texto.
Exemplo de Código:
E-Mail Em Massa
É muito simples fazer o envio de e-mails em massa, basta utilizar a função replace. Para isto, criamos uma template com placeholders das informações que são específicas para cada usuário:
Codigo: criando uma template com placeholders das informações que são específicas para cada usuário:
- Código:
template_email = """Olá, {nome}. Agradecemos sua compra! O produto {nome_produto} já está a caminho, você poderá acompanhar a entrega pelo site dos correios com o localizador {localizador}.
Não esqueça de deixar sua opinião sobre {nome_produto}!"""
Código: Para gerar a versão final do texto do e-mail utilizaremos a função replace:
- Código:
nome = "Abigail"
produto = "garrafa térmica"
localizador = "UX78300"
email = template_email.replace("{nome}", nome)
email = email.replace("{nome_produto}", produto)
email = email.replace("{localizador}", localizador)
Analizando os códigos: O primeiro replace devolve o texto do email com o nome Abigail já substituído, porém os campos {nome_produto} e {localizador} ainda estão na string, por isto o próximo replace deve ser feito na variável email que recebeu o resultado do primeiro replace, e assim por diante. Note também que o termo {nome_produto} aparece duas vezes no texto do email, mas só é preciso chamar o replace para ele uma única vez pois todas as ocorrências de {nome_produto} serão substituídas em apenas uma chamada.
Abaixo o modelo de um joguinho bem simples [Jogo da Velha].
- Código:
def imprimeCampo(campo):
c = 0
for i in campo:
if c % 3 == 0:
print ""
c = 0
print i,
c += 1
print "\n"
def ganhou(simbolo, campo):
if campo[0] == simbolo and campo[1] == simbolo and campo[2] == simbolo:
return 1
if campo[3] == simbolo and campo[4] == simbolo and campo[5] == simbolo:
return 1
if campo[6] == simbolo and campo[7] == simbolo and campo[8] == simbolo:
return 1
if campo[0] == simbolo and campo[3] == simbolo and campo[6] == simbolo:
return 1
if campo[1] == simbolo and campo[4] == simbolo and campo[7] == simbolo:
return 1
if campo[2] == simbolo and campo[5] == simbolo and campo[8] == simbolo:
return 1
if campo[0] == simbolo and campo[4] == simbolo and campo[8] == simbolo:
return 1
if campo[2] == simbolo and campo[4] == simbolo and campo[6] == simbolo:
return 1
def velha(campo):
if '_' not in campo:
return 1
import random
campo = ['_','_','_','_','_','_','_','_','_']
jogador = random.choice((0,1))
if jogador == 1:
sVC = 'X'
sPC = 'O'
else:
sPC = 'X'
sVC = 'O'
print "Voce e' %s" % sVC
print "O Pc e' %s" % sPC
while 1:
if velha(campo):
imprimeCampo(campo)
print "VELHA"
break
if jogador:
imprimeCampo(campo)
while 1:
vc = int(raw_input())
if campo[vc] == '_':
break
campo[vc] = sVC
jogador = 0
if ganhou(sVC,campo):
imprimeCampo(campo)
print "VC GANHOU"
break
else:
imprimeCampo(campo)
while 1:
pc = random.randint(0,8)
if campo[pc] == '_':
break
campo[pc] = sPC
jogador = 1
if ganhou(sPC,campo):
imprimeCampo(campo)
print "PC GANHOU"
break
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